Hoje, dia 09 de Fevereiro de 2021, é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura. Pensando nisso, a iT2x preparou um conteúdo para te ajudar a identificar atitudes que contribuem para um uso seguro da Internet Corporativa. Acompanhe com a gente!
As pessoas representam o ponto mais significativo de vulnerabilidade de qualquer empresa. Ensinar os usuários a reconhecer ameaças e criar senhas melhores é muito simples, mas contar apenas com o uso consistente de práticas recomendadas é uma causa perdida. Além de ajudar a reforçar a conformidade com as práticas recomendadas, as plataformas de segurança unificada auxiliam as iniciativas de treinamento para a conscientização sobre segurança e oferecem mais informações sobre os usuários que representam um risco maior.
Responder às ameaças a tempo pode ser o diferencial entre uma correção rápida e um grande incidente de segurança. Em geral, as empresas gastam centenas de horas de trabalho semanalmente para limpar, corrigir e/ou recuperar redes, aplicativos e dispositivos. Apenas 39% delas acreditam que são altamente eficazes na detecção de ameaças. A automação de respostas de segurança permite detectar e anular ameaças em poucos minutos, em vez de meses. Isso sem precisar aumentar a equipe.
6 ATITUDES DA EQUIPE QUE PODEM AJUDAR A PREVENIR CYBER ATAQUES:
Desconfie de sites com os quais você não está familiarizado. Prefira sites de e-commerce de boa reputação para fazer suas compras on-line. Se você decidir comprar mesmo assim, use um número de cartão temporário, fornecido pela maioria dos bancos hoje em dia. Os cibercriminosos podem facilmente criar sites falsos, às vezes fingindo ser um site respeitável, e atrair pessoas para infectá-los com malware ou solicitar informações pessoais ou financeiras.
Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam totalmente atualizados para as versões mais recentes. Especialmente atualizações da Apple, Google, Microsoft e Adobe. Empresas de software e hardware lançam regularmente atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança que poderiam colocar seus usuários em risco. Não atualizar seu software é o equivalente a ignorar os recalls da fabricante de seu carro.
Não clicar em e-mails ou links enviados por uma pessoa ou empresa que você não conhece ou uma newsletter para a qual não se inscreveu. Uma das fraudes mais comuns é usar e-mails de phishing que induzem as pessoas a clicar em links infectados que baixam o malware em seus computadores – e, quando o sistema é infectado, os hackers podem acessar tudo: documentos, informações financeiras e pessoais, nomes de usuário, senhas, fotos, histórico de navegação etc.
Não se conecte à redes de WiFi desconhecidas ou sem senha. Os cibercriminosos podem criar redes falsas de WiFi que parecem ser legítimas, nomeando seu ponto de acesso após provedores de serviços de Internet comuns ou usando a palavra “grátis” no nome para que as pessoas tentem se conectar. Uma vez conectados, os bandidos podem assistir o que você fizer online (incluindo a captura de nomes de usuário, senhas, informações de cartão de crédito etc.).
Se você não estiver usando o Bluetooth do seu celular, desligue-o. Vulnerabilidades foram encontradas no Bluetooth que permitem que hackers acessem seus dispositivos sem o seu conhecimento.
Use uma solução antivírus de última geração, que não depende de assinaturas. Em vez disso, ela usa inteligência artificial para identificar malware de forma preventiva. As soluções antivírus baseadas em assinaturas são reativas e não conseguem acompanhar o volume de malware que vemos hoje no mundo, especialmente contra malware exclusivo de um país específico, como o Brasil. Se você tiver de usar um antivírus tradicional, verifique se está atualizando suas assinaturas várias vezes ao dia.
A iT2x oferece soluções completas em Cyber Segurança da Informação, Governança Corporativa, LGPD e Segurança Corporativa Unificada. O nosso time de especialistas está preparado para te atender e manter a sua empresa protegida de Cyber ataques e ameaças. Entre em contato conosco e saiba mais!